Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Membros do Ministério Público e Juízes promovem mobilização em defesa das carreiras

    Garantir o fortalecimento e a independência do Ministério Público (MP) e do Poder Judiciário é o objetivo central da mobilização que ocorrerá em Brasília nesta quarta-feira, 05/10. Lideranças da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) reunirão representantes de todo o Brasil para um encontro no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, para celebrar mais um aniversário da promulgação da Constituição Federal.


    Além de tratar da importância da valorização das carreiras, juízes e membros do Ministério Público abordarão as ações de retaliação que afetam as prerrogativas de instituições fundamentais ao país, atingindo a autonomia funcional e tentativa de criminalização de suas atividades. Proposições legislativas que pretendem reduzir estrutura, orçamento e atribuições do sistema de Justiça brasileiro, além de constranger as autoridades que atuam no enfrentamento à corrupção, serão questionadas e combatidas.

    “Preocupa-nos também propostas que retiram direitos fundamentais dos brasileiros, como as reformas trabalhista e previdenciária, anunciadas pelo Governo Federal", explica o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa.

    A mobilização é o sinal de que as entidades de classe estão atentas a toda e qualquer pauta que possa oferecer risco ao trabalho das instituições. “Vamos seguir combatendo projetos que tramitam no Congresso Nacional e que cerceiam a liberdade de atuação dessas categorias”, afirma o coordenador da Frentas e presidente da AMB, João Ricardo.

    “As forças políticas ainda não encontraram uma pauta positiva para o Brasil. E projetos que utilizam o pretexto de resolver a crise são nocivos a instituições públicas. Por isso, a luta coletiva em prol das causas republicanas e da democracia é extremamente necessária, ainda mais no dia em que comemoramos o aniversário da Constituição”, defende o coordenador da Frentas.

    Com a palavra os dirigentes:
    “Somente uma magistratura fortalecida e unida poderá continuar na luta em defesa dos interesses e garantias previstas na Constituição, símbolo de todas as conquistas da sociedade” - Germano Siqueira, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra.

    “A mobilização representa a continuidade da luta das magistraturas nacionais, que estão sofrendo pressões com a injustificável recusa em aprovar os reajustes e com propostas legislativas que podem causar graves prejuízos à nossa atividade independente, caso do Projeto de Lei do Senado que altera a lei de abuso de autoridade"- José Robalinho Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR.

    Em relação à magistratura federal, a PEC 62 (desvinculação do teto) vai deixar os juízes tendo que, anualmente, negociar com o Congresso as recomposições inflacionárias. Isso pode gerar um processo de retaliação em razão do enfrentamento contra a corrupção em operações como Acrônimo, Lava Jato e Zelotes, entre outras. Também vamos abordar a PEC 241, que trata dos limites dos gastos públicos e que vai inviabilizar o funcionamento das justiças Federal e do Trabalho” - (Roberto Veloso, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe)

    "Passados 28 anos da Carta Magna de 88, inúmeras são as tentativas de enfraquecer o MP e o Judiciário. Em nome do ideal democrático e da Justiça social, nós resistiremos". Norma Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp.

    Frentas

    A Frentas é constituída pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) e Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF).

    Serviço :
    Dia: 5 de outubro
    Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília (DF)
    Horário: 14h
























    • Publicações1680
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-do-ministerio-publico-e-juizes-promovem-mobilizacao-em-defesa-das-carreiras/398523132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)