Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião com ministro do STF debate amianto

    O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou na última quinta-feira, 12/11, de reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin. Acompanhado de representantes da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e da especialista Fernanda Giannasi, eles trataram da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria (CNTI) contra a Lei nº 12589/2004, de Pernambuco, que dispõe sobre a produção e a comercialização do amianto ou asbesto no Estado.

    Durante a reunião, foi explicitado ao ministro que a postura adotada pela CNTI é isolada no âmbito do movimento sindical e da própria sociedade civil brasileira. Foi ressaltado, ainda, que tal atitude não reflete a posição dominante no cenário internacional, que tende ao banimento da fibra, atualmente proibida em mais de 65 países. Debateu-se, também, o necessário respeito ao pacto federativo, com a possibilidade de as vicissitudes locais virem a ser reguladas por leis próprias, até por se estar mais próximo dos fatos e por melhor se conhecer suas consequências, não havendo, pois, que se falar em suposta inconstitucionalidade de uma lei estadual que trata de um tema como a produção e comercialização do amianto.

    Para o presidente da ANPT, “está mais que demonstrado, inclusive por relevantes organismos internacionais, que não há nível seguro de exposição ao amianto e que a exposição a esta fibra cancerígena ocasiona gravíssimas consequências à saúde e à vida humana. Para além disso, há de se reconhecer a relevância de unidades federativas regulamentarem essa questão, não havendo que se falar em inconstitucionalidade na restrição à produção, comercialização, transporte ou uso do amianto em suas fronteiras. Em verdade, o que se mostra em dissonância com o texto e os princípios constitucionais é a lei Federal que ainda hoje permite a utilização do amianto, o que afronta flagrantemente o direito à saúde, à vida e à própria dignidade da pessoa humana”.

    • Publicações1680
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-com-ministro-do-stf-debate-amianto/256182129

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)