Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova texto da PEC 37 que exclui o MP de investigar crimes

    A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, 21/11, o texto da Proposta de Emenda Constitucional 37/11, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, excluindo assim o poder de investigação do Ministério Público (MP). A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Daniela Varandas, que esteve presente na abertura da reunião, avalia que esta PEC é um retrocesso. “ A aprovação desta PEC só prejudica a sociedade, pois retirando os poderes investigatórios do MP é grande a possibilidade de aumento da insegurança e da impunidade dos criminosos.”, revela.

    De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), a PEC deixa claro que o MP não poderá conduzir investigação e deve atuar apenas como titular da ação penal na Justiça. O relator da Proposta na comissão especial, deputado Fabio Trad (PMDB-MS), lamentou a decisão da comissão. O parlamentar havia modificado o texto original da PEC, permitindo que o Ministério Público investigasse, em conjunto com as polícias, os crimes contra a administração pública - como corrupção - e delitos praticados por organizações criminosas.

    Durante a votação da PEC, no entanto, os deputados derrubaram o artigo que permitia essa investigação subsidiária do Ministério Público. Para Fabio Trad, a medida é prejudicial à sociedade. "Hoje, lamentavelmente, perdemos a oportunidade de ter polícia e Ministério Público juntos no combate à criminalidade." O relator disse que vai tentar retomar o texto do seu substitutivo na votação da PEC em Plenário. A proposta ainda precisa ser votada em dois turnos na Câmara, antes de seguir para o Senado.

    Divergência

    Os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Vieira da Cunha (PDT-RS) informaram que devem recorrer da decisão da Comissão entendendo que ela foi inválida, uma vez que o presidente do colegiado, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), não permitiu que eles apresentassem aos parlamentares o teor de seus votos em separado, que também modificavam o texto original da PEC.

    Fotos ASCOM/ANPT

    Foto 1: Reunião Comissão Especial

    Foto 2: Daniela Varandas durante reunião para votação da PEC 37

    • Publicações1680
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-texto-da-pec-37-que-exclui-o-mp-de-investigar-crimes/100199495

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)